Pilares da vida saudável

Como cuidar da saúde e preservá-la?

Há 20 anos, achava-se que 90% das doenças dependiam da nossa genética. Hoje se sabe que há outros fatores envolvidos, chamados de perigenômica e paragenômica, ambas estudam os nutrientes que agem como catalisadores ou agentes em determinadas reações químicas que ativam ou silenciam o gene. O Prêmio Nobel de Medicina de 2008 descobriu o Telômero (Dr. Sears) espécie de cronômetro de cada tipo de célula em nosso organismo. O mais interessante de tudo, é que ele descobriu que, dependendo das emoções, da alimentação e dos demais hábitos, pode-se acelerar ou retardar o encurtamento destes marcadores.

Primeiro pilar da vida saudável: Cuidado com o que entra (Alimentação e Toxinas externas).

Ambiente saudável: qualidade do ambiente: ar e água

Alimentos saudáveis: a importância de escolher, preparar, oferecendo os melhores nutrientes como reparadores daquilo que porventura se degenerar ou quebrar em nosso organismo. Alimentos funcionais são excelentes, e, se necessário, suplementos vitamínicos ou de outros oligoelementos, quando houver carências específicas.

Elimine o máximo de toxinas e venenos: Cuidado com os venenos para insetos. Não use celulares muito próximos ao seu corpo, para não alterar as ondas físicas das células. Já há alguns estudos que correlacionam o uso prolongado de celulares e aumento de tumores neurológicos.

Dica: Fibras, probióticos e lactobacilos regeneram a parede intestinal.

De modo geral, quanto mais natural (livre de conservantes, corantes, edulcorantes) e mais integral (sem o refinamento que retira todas as vitaminas e nutrientes das farinhas e açúcares), mais rica e saudável será sua alimentação.

Segundo Pilar da vida saudável: Emoções Positivas.

“Mente sã: corpo são”

dizia o velho ditado popular. Pensamentos otimistas e realizações.

“Espírito alegre é um bom remédio”

diz o provérbio do sábio Rei Salomão. Hoje são conhecidas as emoções e seu efeito na saúde, através dos NEUROTRANSMISSORES. Eles são mensageiros das sinapses de neurônios (células neurológicas). Aqueles liberados no STRESS (Adrenalina/ Noradrenalina/ Dopamina) terão suas CONSEQUÊNCIAS: a curto prazo eles serão muito benéficos, por promover ações rápidas de FUGA ou LUTA, mas a longo prazo, acabam paralisando o sistema imunológico. É como se o organismo poupasse energias e trabalho naquilo que é rotina, para se dedicar ao AGENTE AGRESSOR, que continua avisando do grande perigo e manda a mensagem de FUGA OU LUTA insistentemente.

Já os NEUREOTRANSMISSORES DO BEM-ESTAR E DA ALEGRIA tem efeito reparador e restaurador, principalmente a serotonina e as endorfinas. A ciência já provou que pessoas otimistas tem melhor saúde que as pessimistas, e que pessoas com fé e um Ser Superior (Deus) também tem melhor saúde.

Caso você tenha dificuldades com pensamentos destrutivos, a meditação pode auxiliar na reestruturação de padrões de pensamento;

Terceiro Pilar da vida saudável: O Exercício como estimulante do Sistema Imunológico.

O exercício oxigena o cérebro:

  • LIBERA ENDORFINAS, faz a musculação do coração, que aumenta sua longevidade.
  • Expande o pulmão, dando um maior suprimento de oxigênio aos tecidos.
  • Ativa toda a circulação, levando os nutrientes para todos os órgãos e sistemas.
  • Previne varizes, melhorando o retorno venoso.
  • Elimina toxinas (a importância do suor).

Obs: Cuidado com os antitranspirante, que não permitem a eliminação das toxinas pelas nossas glândulas sudoríparas!

Estimulamos a realização de exercício físico, idealmente diário, por, no mínimo, 30 minutos Caso isto não seja possível, no mínimo, em dias alternados. Caso tenha limitações articulares ou dores, recomendamos exercícios na água.

Quarto Pilar da vida saudável: descanso, pausa, sono restaurador.

O que o sono faz ao cérebro: regeneração. A pausa, as férias, um final de semana bem descansado… são ótimos e MUITO necessários!

Enquanto dormimos o nosso sistema imunológico dá a ordem de reparar tudo aquilo que está quebrado (para isto precisará também da matéria prima de qualidade que vem dos nutrientes).

Equipe Mispá Vida Plena

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